Ondjiva - O director do gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial do Cunene, Marcelino dos Santos, destacou esta quarta-feira, o dinamismo dos órgãos de comunicação social no acompanhamento e divulgação das acções e políticas do Executivo destinadas a melhoria das condições de vida dos angolanos.
Ao debruçar-se na palestra sobre “os desafios da governação local e o acesso às mídias”, enquadrada no 48º aniversário da Televisão Pública de Angola (TPA), assinalado na quarta-feira (18), o responsável enalteceu o trabalho desenvolvido pelos órgãos de comunicação social na província.
“Este papel é ainda mais relevante, numa altura em que a Nação é chamada a empreender as acções de diversificação da economia, transparência, combate à corrupção e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, realçou.
Disse que apesar de algumas dificuldades quotidianas, os profissionais deste sector têm desempenhado as suas funções com responsabilidade e espírito de missão.
Marcelino dos Santos considerou fundamental a colaboração dos órgãos, na garantia de uma comunicação credível e formal, sobre as reais acções a serem levadas a cabo pelo governo e evitar as desinformações.
“Com um mundo cada vez mais digitalizado e a velocidade das redes sociais, verifica-se um elevado nível de especulações, facto que requer uma maior cooperação para contrapor as desinformações, mediante o princípio do contraditório”, frisou o responsável, para quem os órgãos de comunicação social são parceiros estratégicos do governo.
Segundo a directora da Televisão Pública de Angola (TPA), Celma Javala, a palestra visou reflectir sobre os desafios do acesso às fontes de informação, admitindo a falta de abertura da parte de alguns membros do governo.
Disse que o desafio do órgão passa pela construção de um centro de produção, a fim de conferir maior dignidade aos profissionais, e a produção de programas locais, de modo a divulgar os aspectos sociais, económicas e culturais dos povos desta região
No Cunene, o gabinete de correspondência da TPA foi instalado em 1992. FI/LHE/OHA