Luanda – As empresas do ramo da publicidade têm, a partir desta quarta-feira, a possibilidade de efectuar o seu registo na Direcção Nacional de Publicidade (DNP), via internet, através do endereço dnp.minttics.gov.ao.
A plataforma, que serve para o registo e licenciamento das empresas de marketing e publicidade, visa facilitar o intercâmbio, bem como acabar a burocracia que se assistia na creditação destas instituições.
Segundo o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, o lançamento deste instrumento online surge num contexto da digitalização e tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento de Angola.
Nuno Caldas referiu também que o MINTTICS têm prestado uma atenção especial a este sector, ao despertar uma postura de maior proximidade, diálogo e interacção com os seus principais actores, como também parceiros, estimulando a atenção dos jovens criativos neste mercado.
Neste sentido, face a um projecto de formação que se pretende implementar a nível da juventude, o secretário de Estado avançou ainda a intenção da criação da academia de marketing e publicidade, em parceria com o CEFOJOR e outras instituições públicas e privadas.
Por sua vez, o director Nacional de Publicidade do MINTTICS, Matuta Cuato, referiu que esta plataforma vai facilitar o processo de registo e licenciamento das empresas a nível da DNP, sendo que serão apenas obrigados a fazer o registo online as empresas que têm certificados provisórios.
Quanto ao tempo de emissão, o director avançou que serão apenas necessários três dias, caso todos os documentos e procedimentos estiverem em conformidade.
Neste momento, a Direcção Nacional de Publicidade tem registadas 417 empresas.
Já o presidente da Associação das Empresas de Publicidade, Nuno Fernandes, mostrou-se satisfeito com o lançamento do portal, uma vez que vai facilitar os associados na interacção com a entidade reguladora.
Neste caso, considerou positiva a iniciativa, uma vez que a mesma vai contar, numa segunda fase, com um directório, que facilitar a operacionalidade.