Dundo- As empresas do subsector diamantífero estão reunidas hoje, segunda-feira, no Dundo, Lunda-Norte, para redefinir o alinhamento estratégico do Sistema Único de Responsabilidade Social (SURS), com vista a melhorar o seu contributo no desenvolvimento do país, com realce para as regiões onde operam.
Promovido pela Fundação Brilhante, face social do subsector diamantífero, o encontro que decorre a porta fechada, visa a indicação de pontos focais por parte dos Curadores, com vista o aprimoramento e celeridade na partilha de informação sobre os investimentos sociais, compiladas para os relatórios submetidos ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que os valida e remete às instâncias superiores.
O encontro que congrega as lideranças e decisores das empresas mineiras e não só, visa, igualmente, analisar o cumprimento do compromisso colectivo para o reforço do papel das empresas mineiras no desenvolvimento do país, bem como definir um modelo de interação com stakeholder externos do subsector (governos locais, sociedade civil organizada, academia, Comunicação Social, entre outros).
O evento enquadrado nas festividades do 44º aniversário da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P.), tem também como objectivos, a recolha de subsídios para o lançamento do Workshop sobre a Responsabilidade Social a acontecer na semana Nacional do Trabalhador Mineiro (abril 2025) e no âmbito dos 50 anos da Independência.
Consta dos objectivos do encontro a busca de contribuições para o reforço do papel da Fundação Brilhante enquanto executora do SURS no subsector dos diamantes.
Participam no encontro que termina ainda hoje, mais de 20 empresas do subsector dos diamantes, com realce para Sociedade Mineira de Catoca, Luele, Lulo, Chitotolo, Yetwene e Somiluana.
No quadro das comemorações do 44º aniversário da ENDIAMA está previsto uma campanha de plantação de árvores de diversas espécies nos municípios do Mussungue e Lucapa, bem como uma gala onde serão homenageados vários trabalhadores do subsector diamantífero. HD