Mbanza Kongo – Dois mil milhões, 576 milhões e 691 mil e 338 kwanzas é o valor da dívida que algumas empresas devem ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) na província do Zaire, informou esta terça-feira, em Mbanza Kongo, o responsável desta instituição na região, Luzizila Ernesto Biarco.
Em declarações à ANGOP, a fonte que não avançou o número das instituições nesta condição, explicou que a maior parte do montante em dívida pertence as empresas privadas ligadas aos sectores do comércio e construção civil.
Luzizila Biarco disse que esta situação caso não for sanada atempadamente pode comprometer no futuro a vida de muitos trabalhadores quer do sector público quer do privado que depois de longos anos de labuta ficam desprovidos da sua pensão da reforma por tempo de serviço e velhice.
Presentemente, disse, a instituição que dirige na região está a desenvolver acções pedagógicas junto às empresas públicas e privadas, para o pagamento da dívida e a inscrição dos seus trabalhadores no sistema nacional de segurança social, afirmando que terminada esta fase seguir-se-á a coerciva.
“Os nossos técnicos têm se desdobrado em acções de sensibilização das empresas para que cumpram com as suas obrigações contributivas em prol dos trabalhadores”, frisou.
O INSS no Zaire controla 49 mil pensionistas, dos quais nove mil pertencem ao sector público.
A intituição funciona com 21 técnicos, distribuidos pelos municípios de Mbanza Kongo e Soyo. DMN/JL