Mbanza Kongo – Vinte e cinco mil novas ligações domiciliares serão executadas no próximo ano, pela Empresa Provincial de Águas e Saneamento do Zaire (EPASZ) na cidade de Mbanza Kongo, no âmbito da expansão da rede de distribuição deste líquido às zonas recônditas desta circunscrição.
A informação foi prestada esta quarta-feira à imprensa, pelo coordenador da comissão instaladora da EPASZ-EP, Diasonama Nsoki, frisando que o projecto de reforço do sistema de abastecimento de água vai abranger 25 mil famílias residentes nos bairros periféricos e arredores.
Explicou que consta ainda do projecto, a construção de duas torres de dois mil e mil e 500 metros cúbicos, que serão erguidas nas zonas da Bela Vista e do Uíge, no bairro 11 de Novembro, para facilitar a distribuição de água por gravidade.
Sem avançar os valores a ser aplicados para a implementação deste programa de reforço de abastecimento de água potável para Mbanza Kongo, a fonte disse que o projecto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pela Agência Francesa (AF), devendo comportar 150 km da conduta de água, contra os actuais 120 quilómetros.
Acrrscentou que, actualmente, 97 mil e 664 habitantes da cidade de Mbanza Kongo consomem água da rede pública, correspondendo a 46 por cento dos 212 mil e 96 beneficiários que o novo projecto prevê atender.
A cidade de Mbanza Kongo tem uma população estimada em mais de 150 mil habitantes, distribuídos por cinco bairros: Sagrada Esperança, Martins kidito, Álvaro buta, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro. DMN/JL