Luanda – A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, em parceria com a Fundação ExxonMobil, homenageou esta quinta-feira, em Luanda, as mulheres angolanas empoderadas, reconhecendo os relevantes serviços prestados à sociedade.
A cerimónia, que contou com a presença da ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, e do embaixador norte-americano em Angola, Tulinabo Mushingi, reuniu mulheres de vários extratos da sociedade angolana.
Na sua maioria, a camada femenina homenageada e que actua nas áreas da agricultura, do empreendedorismo, alfabetização e combate à violência no gênero, contaram sempre com o apoio Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Fundação ExxonMobil.
Ao intervir no evento, embaixador norte-americano em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou a parceria entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Fundação ExxonMobil, porque tem permitido ajudar o desenvolvimento sustentável deste país africano.
Apontou que este compromisso está assente na promoção da prevenção da malária, empoderamento das mulheres, pequenas empreendedoras agrícolas e catalizadoras na prevenção e cuidados do HIV/Sida.
Por sua vez, Melissa Bond, directora geral da empresa ExxonMobil em Angola, disse que a sua instituição aprendeu com este país africano e outros, em fase de desenvolvimento, de que os esforços para aumentar a participação económica da mulher produzem imensos impactos positivos nas futuras gerações.
Referiu ainda que a ExxonMobil investiu mais de 100 milhões de dólares USD em projectos comunitários em Angola, com principais focos na educação, saúde, mulher e família, agricultura e ambiente, desde 1994.