Lubango - A secretária de Imprensa, Cultura e Educação da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Cynthia Day, defendeu esta quarta-feira, no Lubango, mais rigor dos jornalistas na sua tarefa de formar e informar os cidadãos.
Cynthia Day fez este apelo no encerramento do Workshop sobre Cobertura Eleitoral e Jornalismo online, que durante dois dias reuniu jornalistas da província da Huíla, numa iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, com apoio da Embaixada Americana.
Segundo a oficial, nessa era das falsas notícias, o jornalista tem o papel vital de garantir a veracidade dos factos, informando o público com reportagens precisas e transparentes, porquanto o Governo americano acredita numa imprensa livre, crítica e de sociedade aberta.
Sublinhou que a embaixada acredita no benefício de um trabalho bem executado pelos jornalistas para com a comunidade, sublinhando que, desde 1998 promovem formações do género para jornalistas angolanos.
"Incentivamo-vos a utilizarem os conhecimentos adquiridos para continuarem com o vosso trabalho, reportando sobre as muitas vozes e perspectivas, à medida que Angola constrói uma sociedade mais aberta e plural”, enfatizou.
Cynthia Day referiu que o workishp é o ultimo de uma série de três programas de formações dirigidas a profissionais da área, realizados nas províncias de Malange, Benguela e Huíla.