Ramiros – A Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL) conta, desde hoje (domingo), com quatro embarcações com capacidade de recolha de mais de duas toneladas de resíduos sólidos, para a limpeza da orla marítima.
Os meios foram entregues pelo governador de Luanda, Luís Nunes, e serão usados nas zonas do Benfica, da Samba, da Corimba, da ilha do Cabo, do Mussulo, da Chicala e da Baia de Luanda.
Na cerimónia de entrega, realizada no Futungo, o governador Luís Nunes referiu que uma das grandes bandeiras da governação incide no combate ao lixo, pelo que torna-se necessário munir as operadoras com equipamentos à altura.
O objectivo, esclareceu o responsável, consiste em manter uma cidade mais limpa, saudável e com melhores condições de vida para às populações. Segundo o governante, estes meios vão melhorar substancialmente a limpeza da orla marítima, dando praias mais limpas.
Por outro lado, Luís Nunes pediu a sociedade civil para ajudar o Governo nas acções que visam combater o surto de cólera, com casos suspeitos registados nas províncias de Luanda, do Bengo e do Icolo e Bengo.
"Não é só a água que está a trazer a cólera, mas também o lixo. Nós coabitamos com o lixo permanente, temos que acabar com isso", referiu.
Na ocasião, o presidente do conselho de administração da Elisal, Gonçalves Imperial, explicou que o projecto está orçado em mais de mil milhões de kwanzas e contempla um total de dez embarcações, a serem entregues ainda este ano.
Informou que durante o período de fabricação dos meios, os técnicos da ELISAL foram capacitados para o devido manuseamento.
Quanto a manutenção dos meios, o responsável disse que está acautelada, por ser um equipamento de fácil reparação.
Nos últimos anos, o Governo Provincial e ELISAL apostam na capacitação dos seus quadros e na aquisição de meios, para a melhoria dos serviços de limpeza e saneamento de Luanda. AKA/OHA