Quipungo - Quatro pessoas morreram, esta quarta-feira, esmagadas por uma manada de 14 elefantes na comuna de Tchinconco, município de Quipungo, província da Huíla.
O incidente deu-se nas localidades de Tchihende e Talamandjamba, a 49 quilómetros a Leste da sede municipal, tendo ceifado a vida a uma mulher e sua filha bebé, assim como a dois homens de 19 e 33 anos de idade.
Os animais destruíram, igualmente, algumas residências e lavras, cujos danos ainda estão por se avaliar, segundo o administrador adjunto de Quipungo, Filipe Kayangu.
O responsável considerou que os locais onde ocorreu o incidente situam-se na fronteira com o Parque Nacional do Bicuar.
Referiu que os animais ainda permanecem no local, o que obrigou a Polícia Nacional a redobrar esforços para controlar a situação e evitar mais danos humanos, materiais e ambientais.
Aproveitou a oportunidade para alertar a população para não circular pelo perímetro onde a manada está, até que os animais sejam removidos.
A fonte lembrou que em Abril último elefantes provocaram duas vítimas mortais na localidade de Kamacupa, comuna do Hombo.
Com uma superfície territorial de cinco mil 675 quilómetros quadrados, o município de Quipungo tem uma população estimada em 225 mil 196 habitantes, e é potencialmente produtor do milho. JT/MS