Ondjiva - O delegado do Interior e comandante da Polícia Nacional no Cunene, comissário Alberto Paulo, exortou nesta quinta-feira, em Ondjiva, maior proactividade dos efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), visando a protecção da vida e salvaguarda dos bens.
Falando na jornada do 43º aniversário do Dia Nacional dos Bombeiros, a assinalar-se a 30 de Novembro, referiu que pela sua especificidade, os efectivos devem imbuir-se no cumprimento das missões com espírito de bravura, sacrifício e tenacidade.
Neste sentido, acrescentou que espera-se do órgão o reforço das acções de fiscalização, prevenção de incêndios, afogamentos e outras ocorrências em prol da salvaguarda da vida e dos bens patrimoniais.
O comissário pediu ainda uma dedicação especial a eventuais cenários que a época chuvosa acarreta, com particular realce as descargas atmosféricas, ventos fortes, enxurradas que pressupõem a necessidade de desencadear acções para conter e mitigar o impacto da sua ocorrência.
De acordo com o delegado, as atribuições deste serviço pressupõe a realização de acções proactivas com a disseminação de conselhos úteis que concorrem para consolidação harmoniosa entre a capacidade técnica dos operacionais e meios de socorros disponíveis para os diferentes cenários de intervenção.
“A vossa especialidade é de tamanha importância, tendo em conta o objecto social da vossa profissão que tem como fim único dar vida para salvaguarda da vida”, sustentou.
Entretanto, referiu que a data foi instituída no ano de 1981, devido a um incêndio de grande proporção ocorrido na refinaria de petróleo, em Luanda.
Dada a bravura e espírito determinado demonstrado no terreno, o Ministério do Interior adoptou o 30 de Novembro como Dia Nacional dos Bombeiros.
O programa reserva visitas a diferentes instituições e organismos públicos, palestras, torneios de diferentes modalidades desportivas, campanha de sensibilização e simulacro demonstrativo de fogo real. FI/LHE/OHA