Mbanza Kongo – Os efectivos da Polícia Nacional (PN) na província do Zaire foram esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, exortados para uma actuação urbana durante a quadra festiva.
O apelo foi feito pelo comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, comissário José António Gaspar, durante uma formatura geral, que serviu para o lançamento das forças que irão assegurar a festa do Natal e de Passagem do Ano nesta parcela do território nacional.
Em declarações à imprensa, o chefe das operações da corporação, superintendente-chefe Estêvão Nekula Lemba, disse que durante a parada foram baixadas orientações precisas e específicas para que as forças se abstenham de alguns excessos na actuação e interpelação dos cidadãos neste período festivo.
Disse que apesar de ser um momento de muita azáfama, os efectivos de distintos órgãos do Ministério do Interior (Minint) na região foram aconselhados a optar por acções pedagógicas e, em caso de repressão, evitarem, ao máximo, o uso de armas de fogo.
Entre os principais actos criminais que deverão merecer a atenção das forças em serviço neste período da festa, o chefe das operações do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional destacou o combate à imigração ilegal, ao contrabando de combustível, aos incêndios e afogamentos.
Informou terem sido mobilizados, mais de dois mil efectivos do Minint, que, deverão, também, prestar maior atenção aos locais de culto e festa de réveillon nos seis municípios da província do Zaire.
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 km2, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias. DA/JL