Luanda - Mais de 104 efectivos do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Benguela reforçaram sexta-feira, em Benguela, os seus conhecimentos sobre segurança digital, no quadro do programa de sensibilização em inclusão digital.
De iniciativa da Empresa Interbancária de Serviços, S.A (EMIS), o evento visou aprimorar as competências dos efectivos em segurança na internet e manuseio de dispositivos móveis e das redes sociais para divulgação de produtos e criação de soluções tecnológicas simples para negócios locais, segundo uma nota enviada hoje à ANGOP.
De acordo com o documento, a sessão formativa promoveu ainda a integração entre os efectivos, que saíram motivados e aptos para enfrentar os desafios da segurança pública na província.
Explica que em representação do director-geral provincial do CISP, superintendente chefe Daniel Félix, a Intendente Rosaria de Fátima Bento Neto, destacou a importância da formação contínua para os efectivos da corporação.
Enfatizou que a digitalização pode transformar e optimizar os serviços prestados à população.
Frisou ainda que a interacção entre os participantes reflectiu o interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos em suas actividades diárias.
A responsável reforçou também a relevância deste encontro envolver igualmente efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), devido a necessidade de colaboração entre as instituições para fortalecer a segurança na região.
O projecto "Cidadão Digital" tem como objectivo expandir o acesso aos serviços digitais para a população angolana e a iniciativa está na sua terceira fase.
O projecto teve início em Dezembro de 2022 e visa fornecer uma plataforma acessível para a digitalização de serviços públicos, facilitando o acesso da população a uma série de serviços essenciais. SJ/SC