Luanda – A evolução nos sectores da Educação e Saúde, assim como a melhoria das condições sociais das populações figuram na lista das grandes realizações do Governo angolano no período pós-Independência Nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.
Segundo o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Júlio Maiato, desde o alcance da Independência, houve uma evolução significativa nesses sectores, comparativamente ao passado, quando os dados revelavam que mais de 90 por cento da população angolana era analfabeta e vivia abaixo do limiar da pobreza.
Ao proferir a sua mensagem à comunidade angolana residente nos EAU, no âmbito da celebração dos 48 anos da Independência Nacional, o diplomata assegurou que o Governo angolano continua a trabalhar no sentido de reverter a actual situação socioeconómica do país, com vista a melhoria das condições de vida das populações e o desenvolvimento de Angola.
Na ocasião, o embaixador Júlio Maiato considerou de extrema importância e histórica o 11 de Novembro de 1975, por ser a data que conduziu à conquista da Independência Nacional, marcada com um percurso iniciado pela secular luta de resistência.
Por isso, apelou a comunidade angolana a cultivar o espírito patriótico, juntando-se às causas empreendidas pelo país.
Ainda no quadro das jornadas alusivas ao 11 de Novembro, o Consulado-Geral de Angola no Dubai realizou neste sábado uma palestra sobre "Direito Migratório", que contou com a participação de diplomatas e membros da comunidade angolana residente. Adicionalmente, deu-se também início aos Actos Itinerantes de Inscrição Consular.
Para além disso, também está previsto o acto oficial das celebrações dos 48 anos da “Dipanda”, em Abu Dhabi, numa organização da Embaixada de Angola nos EAU, assim como uma confraternização com a Comunidade/Gastronomia Nacional e Internacional no Dubai, bem como a realização de campeonatos de xadrez e Dama.
Nos Emirados Árabes Unidos residem cerca de 200 angolanos, concentrados, maioritariamente na cidade do Dubai. QCB