Malanje- O director da ONG Democracy Works Foundation (DWF) para Angola, Augusto Santana, defendeu sexta-feira, a contínua formação de actores sociais e instituições sobre as Autarquias Locais, visando a preparação do cidadão para apoiar e participar activamente na implementação e vivência do processo no país.
Augusto Santana assumiu essa posição no final do workshop sobre Autarquias Locais e Eleições Autárquicas, decorrido nesta cidade, e que juntou 25 jornalistas das províncias de Malanje, Uíge, Cuanza-Norte e Lunda-Sul.
O responsável entende que, por se tratar de um assunto novo para o país, é de todo útil que se capacite permanentemente as pessoas, sobretudo os profissionais da comunicação, para que possam tratar as matérias relacionadas com as autarquias locais com maior equidade e dissipar as dúvidas em torno do processo.
Relativamente a implementação das autarquias no país, disse tratar-se de uma questão de tempo, embora o mais importante não seja a data, mas a qualidade do processo, lembrando que a nível da SADC houve processos preparados às pressas e que terminaram em situações pouco abonatórias.
“Estamos preocupados em criar condições para que as eleições tenham qualidade, reflictam as aspirações das pessoas e façam com que Angola continue em paz e prossiga a marcha para o seu desenvolvimento”, acrescentou.
Na sua visão, as eleições autárquicas devem servir de caminho para atender as necessidades das pessoas, ao invés de ser apenas instrumentos de acordos entre partidos políticos.
O workshop sobre Autarquias Locais e Eleições Autárquicas teve duração de dois dias e enquadrou-se no âmbito do Projecto de Educação Cívica para as Eleições Locais (PECEL), desenvolvido pela DWF desde 2023.
O mesmo teve por finalidade preparar os profissionais de comunicação, tendo em vista os desafios impostos pelas autarquias locais, a ser implementadas no país e abordou temas como organização e funcionamento das autarquias locais, tutela administrativa,estatuto dos eleitos locais, cooperação interautárquicas, quadro comparativo do modelo centralizado e descentralizado, ciclo eleitoral, papel da média nos processos eleitorais, entre outros.
A Democracy Works Foundation (DWF) é uma organização de cariz regional com escritório na África do Sul e representações no Botswana, Lesoto, Malawi, Namíbia, Zâmbia e Angola, nesta última desde 2020. ACC/NC/PBC