Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Dom Vicente Sanombo ordenado bispo do Cuito 

     Sociedade              
  • Huambo • Domingo, 23 Junho de 2024 | 15h11
Bispo da diocese do Cuito, padre Vicente Sanombo
Bispo da diocese do Cuito, padre Vicente Sanombo
Dr

Huambo – Dom Vicente Sanombo foi ordenado, este domingo, como quinto bispo do Cuito, província do Bié, durante uma missa de consagração episcopal, decorrida na praça São João II, arredores da cidade do Huambo.

A cerimónia, que marca o início da actividade episcopal do novo pastor do Cuito, foi presidida pelo arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, na presença presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), dom José Manuel Imbamba, e do secretário da Nunciatura Apostólica em Angola, padre Christopher Celler.

Para além de outros arcebispos e bispos da CEAST, a celebração foi testemunhada pelos governadores das províncias do Huambo e do Bié, respectivamente, Lotti Nolika e Pereira Alfredo, deputados à Assembleia Nacional, representantes de partidos políticos com assento Parlamentar e outros convidados.

Durante a consagração, dom Vicente Sanombo, do clero arquidiocesano do Huambo,  para além de prestar o juramento, recebeu os ritos da unção da cabeça, imposição das mãos, oração da ordenação, abertura do evangeliário, colocação da mitra, do anel, do báculo pastoral e da cruz, segundo a tradição episcopal da Igreja Católica Apostólica Romana.

O antigo padre da Paroquia de Nossa Imaculada da Conceição (Sé Catedral), na cidade do Huambo, torna-se, assim, no quinto bispo do Cuito, depois de dom Armando Amaral dos Santos (1941-1958), dom Manuel Pedro Pires (1958-1979), dom Luís António (1979-1997) e dom José Nambi (1997-2022).

De 59 anos de idade, dom Vicente Sanombo foi nomeado pelo Papa Francisco, a 28 de Março último, em substituição de dom José Nambi, falecido em Outubro de 2022, por doença.  

Durante a homilia, o arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, pediu ao novo bispo Cuito para servir o povo com plenitude do evangelho de Cristo, para expansão e abrangência da palavra de Deus nas comunidades.

Lembrou que o povo do Cuito clamava e orava, há algum tempo, pela presença de um pastor, daí a necessidade de os fiéis rezarem pela saúde de dom Vicente Sanombo, para que Deus o ilumine nesta missão episcopal, a fim de unir e confortar as almas abatidas.

Exortou-o a trabalhar com o povo no amor de Cristo e não se esquecer dos pobres, doentes, peregrinos, emigrantes e outros que se encontram perdidos na fé cristã, pois é importante que esteja disponível para ajudar em todas as circunstâncias, segundo os mandamentos e princípios Divinos.

Numa breve intervenção, o presidente da CEAST, dom José Manuel Imbamba, disse ser com alegria que acolhem o novo bispo do Cuito, enquanto espaço de partilha de comunhão, participação, missão, solidariedade, diálogo e unidade na diversidade de dons.

Apontou que a ordenação episcopal constitui uma nova página aberta à diocese do Cuito, que deverá acolher com caridade, fervor e espírito de igreja o seu novo pastor, para continuar a suscitar as almas dignas para Deus e cidadãos abnegados para o desenvolvimento do país.

Mensagem do Governo

Convidada a intervir na missa episcopal, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse que a nomeação de dom Vicente Sanombo pelo Papa Francisco acrescenta alegria da população desta região do Planalto Central do país.

 

Acrescentou que a mesma acontece um ano depois da ordenação episcopal de dom Firmino David, também, clero arquidiocesano do Huambo, como bispo do Sumbe, província Cuanza-Sul.

A governante pediu ao novo bispo do Bié para exercer um sacerdócio voltado para o apoio aos mais necessitados, assumindo-se como parceira do Estado angolano na missão de educar, cuidar e orientar os jovens no amor a Deus, à família e à Pátria.

Espera que os fiéis a apoiem e orem a favor de dom Vicente Sanombo, para que cumpra esta missão sacerdotal com êxito, em prol do conforto espiritual dos cidadãos e do bem-estar da Nação angolana.

Após a consagração, o bispo do Cuito, dom Vicente Sanombo, agradeceu ao Papa Francisco pela nomeação, a CEAST, a arquidiocese do Huambo, ao Governo local e a toda comunidade cristã pelo carinho e apoio prestado.

 Breve percurso do religioso

Natural do município do Bailundo, província do Huambo, dom Vicente Sanombo nasceu a 23 de Outubro de 1964, tendo sido ordenado sacerdote a 6 de Novembro de 1992, depois de concluir os estudos em Filosofia e Teologia, no seminário Maior de Cristo Rei, nesta região do Planalto Central.

É doutorado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália.

Antes de ser nomeado bispo do Cuito, a 28 de Março último, pelo Papa Francisco, o sacerdote desempenhava as funções de pároco da Sé Catedral, desde 2009, e vigário geral da Arquidiocese do Huambo, a partir de 2010, sendo desde 2019 assessor da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Desempenhou, igualmente, as funções de reitor dos seminários Menor Arquidiocesano e de Filosofia, para além de responsável do centro Pastoral Bom Pastor.

É professor dos institutos superiores de Ciências da Educação (ISCED-Huambo) e Católico, assim como do Seminário Maior de Cristo Rei, secção de Teologia.

A diocese do Cuito (Bié) pertence à província eclesiástica do Huambo. ZZN/JSV/ALH





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+