Ndalatando – O Governo Provincial do Cuanza Norte lamentou, hoje (quinta-feira), a morte do bispo da Diocese do Luena, Dom Tirso Blanco, ocorrida terça-feira, na cidade de Verona, Itália, vítima de doença.
Numa nota de condolências, assinada pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, o governo assinala que “o acontecimento retirou prematuramente do nosso convívio uma personalidade religiosa de grande referência social.
A nota destaca que Dom Tirso foi um homem simples, humilde, generoso, dedicado, com grande pendor pastoral, cuja missão eclesiástica se revelou autêntica testemunha do Evangelho de Cristo, orientado o santo povo de Deus na senda da justiça, solidariedade, paz e da fraternidade.
A mensagem faz referência da passagem de Dom Tirso por Cuanza Norte, onde foi pároco de Nossa Senhora Auxiliadora, na Kipata, arredores da cidade de Ndalatando, assim como vigário da paroquia do Dondo, Cambambe, onde se notabilizou na formação intelectual, principalmente, de jovens.
A Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA também endereçou uma nota de condolências à Diocese de Ndalatando, Cuanza Norte e do Luena, Moxico, onde considera a morte de Dom Tirso como um duro golpe para a comunidade eclesiástica e não só, pelas notáveis qualidades espirituais e humildade demonstradas durante a sua missão sacerdotal em Angola.
“Dom Tirso será sempre lembrado com especial carinho pelos cuanzanortenhos, por ter sido o primeiro pároco da Paroquia de Nossa Senhora Auxiliadora, na Kipata e vigário na paroquia da cidade do Dondo, Cambambe, onde se notabilizou na formação intelectual e espiritual da população, sobretudo, jovens.