Benguela - O bispo da Diocese de Benguela, Dom António Francisco Jaca, considerou hoje, nesta cidade, o falecido Papa emérito Bento XVI, um homem de grande dimensão espiritual e conservador da fé.
Dom António Jaca, que falava à ANGOP em reacção a morte do Santo Padre emérito, disse ser um momento de tristeza porque parte um homem de grande dimensão espiritual, que durante muitos anos esteve a frente da igreja Católica durante o seu episcopado e como Papa.
O líder religioso frisou que a igreja está a render a homenagem merecida, sobretudo unindo-se em oração para que Deus o receba e recompense todo trabalho e dedicação que teve com o catolicismo, pois "foi um grande Papa da história da igreja", enfatizou.
Para o prelado, Bento XVI, como grande teólogo que foi, deixa como legado para igreja a fé na relação com a razão, um Papa intelectual que dedicou sua vida a estudar.
Segundo Dom Jaca, o Papa Bento XVI sempre dizia que “a única coisa que devemos ter certeza é a fé inabalável, porque as teorias do mundo vão passando, mas a fé em Deus permanece inabalável. A ciência tem o seu percurso, mas a fé permanece", lembrou.
Questionado sobre o consulado de Bento XVI, marcado supostamente por escândalos dentro da igreja, Dom Jaca minimizou, considerando serem episódios que mancharam de certa maneira a igreja, mas que o papado foi mais do que isso.
Dom António Jaca disse que a igreja é santa e pecadora, ela vive esses momentos, faz uma revisão da própria vida dos seus membros, mas não se abala a esses acontecimentos, que só a ajudam a se purificar.
“A igreja é composta por homens e mulheres pecadores, e a mesma se santifica quando reconhece todas essas fraquezas propriamente humanas”, considera.
Lamentou certos acontecimentos “tristes” no seio da igreja Católica, que requerem mais atenção da sua liderança, mas advoga que a igreja saberá ultrapassá-los e sair mais fortalecida.
O bispo diocesano lembrou que a missão da igreja é evangelizar, pois, o mundo de hoje é de muita descrença, virado para coisas passageiras, voltado para o consumismo. A igreja tem o desafio de dizer aos homens que a vida passa, é bastante curta, por isso deve-se vivê-la com consciência, uma vez que as obras permanecem.
Entretanto, os fiéis católicos da Diocese de Benguela celebraram uma missa de sufrágio na paróquia da Sé Catedral, pela morte do Papa emérito Bento XVI, eleito em 2005.
O funeral de Bento XVI, falecido a 31 de Dezembro de 2022, aos 95 anos de idade, será realizado esta quinta-feira, sendo o corpo sepultado numa cripta na Basílica de São Pedro, no Vaticano.