Luanda – A ordenação do reverendo angolano D. Germano Penemote acontecerá a 12 de Agosto próximo, um sábado, em Ondjiva, província do Cunene, contrariamente à primeira proposta, que apontava para ser no dia seguinte, domingo, 13.
O presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST), D. José Manuel Imbamba, confirmou, igualmente, à agência ANGOP, que o mesmo será ordenado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado de Sua Santidade, cargo equivalente, na política, a um primeiro-ministro.
O reverendo angolano monsenhor Germano Penemote foi nomeado pelo Papa Francisco, a 16 de Junho, como núncio apostólico no Paquistão.
Trata-se do primeiro angolano a atingir este cargo na diplomacia da Santa Sé.
D. Germano Penemote nasceu em Ondobe, província do Cunene, em Angola, a 24 de Outubro de 1969. Foi ordenado sacerdote a 6 de Dezembro de 1998, na diocese de Ondjiva.
Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em Julho de 2003 e trabalhou nas nunciaturas apostólicas de Benin, Uruguai, Eslováquia, Tailândia, Hungria, Perú e Roménia.
Graduado pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em “Utroque Iure” (Direito Canónico e Civil), é fluente em francês, inglês, italiano, português e espanhol.
Quanto a Pietro Parolin, nascido em Schiavon, Veneza, na Itália, a 17 de Janeiro de 1955, recebeu a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI, a 17 de Setembro de 2009, na Basílica de São Pedro, em Roma.
Antes disso, havia ocupado, entre 30 de Outubro e 17 de Agosto de 2009, o cargo de subsecretário da Secção para as Relações com os Estados, a mais alta posição na diplomacia da Santa Sé, após as funções de secretário de Estado da Santa Sé e também para as Relações com os Estados.