Talatona - O Bispo da igreja tocoista, Dom Afonso Nunes, destacou hoje, domingo, em Luanda, o papel do pai na construção de uma sociedade melhor, caracterizada pela prevalência do amor e união no seio familiar.
Em declarações à imprensa, no final do culto de encerramento das jornadas dos 105 anos do profeta Simão Gonçalves Toco, afirmou ser dever de um pai, passar os princípios educacionais aos filhos para que possam ser refletidos no desenvolvimento social de uma Nação.
A onda de violência registado nos últimos dias, a nível de todo país , praticadas por pais e encarregados de educação, foi condenada pelo líder dos tocoistas.
“Um pai que chega a esse nível, é um ser irracional e merece ser reeducado e a sua reeducação deve ser com vara, pois a bíblia orienta vara, não para matar e sim para fustigar o indivíduo que cometeu o acto insano”, disse.
Disse também que o desenvolvimento social do país passa pela responsabilidades dos encarregados de educação assumirem as suas tarefas e não delegar a terceiros.
Por outro lado, o Bispo apelou para a mudança de mentalidade da população, em relação a destruição de bens públicos, como cabines elétricas, postos de água e venda em lugares impróprios por prejudicar o desenvolvimento do país.
“Se todos formos unidos a pátria sairá a ganhar, Simão Toco ensinou os tocoistas a não venderem na rua e a terem respeito pelas autoridades”, disse.
O culto que teve como o lema” O nascimento do homem Bom”, encerrou as jornadas alusivas à celebração dos 105 anos de Simão Toco que teve início na segunda quinzena de Fevereiro de 2023, com a realizações de palestras, colóquios, conferências, actividades desportivas e orações em casas santas.
Este ano, pela primeira vez, o acto central aconteceu na República portuguesa, Lisboa, com a inauguração de um templo.
No país, as celebrações ocorreram em Ntaya Maquela do Zombo , com a presença de centenas de peregrinos de todas as províncias eclesiásticas do país.
O profeta africano Simão Toco Simão Gonçalves Toco nasceu a 24 de Fevereiro de 1918, em Sadi Zalumongo, município de Maquela do Zombo, província do Uíge.GIZ.MAG.