Malanje- Dois cidadãos, sendo um de 18 e outro de 19 anos de idade, foram mortos à facada nos bairros Cahala e Vila Matilde, nesta cidade, durante as últimas 24 horas.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do MININT, Junqueira António, tendo referido que o primeiro caso ocorreu num estabelecimento comercial onde a vítima se encontrava a consumir bebidas alcoólicas com um amigo. Após desentendimento, o amigo empunhou uma faca e desferiu golpes na região da omoplata e bíceps da vítima, causando-lhe morte imediata.
O segundo homicídio deu-se quando a vítima e seus irmãos foram interpelados na via pública por um grupo de marginais denominado “UK”, o que gerou briga e durante a qual um dos comparsas da quadrilha desferiu golpes na região torácica do malogrado, com recurso a uma faca.
O oficial fez saber que durante a transição do dia 24 para 25, foram ainda reportados cinco crimes de roubo, um de agressão física e igual número de furto e ameaça, este último ocorrido no município de Cangandala, totalizando 10 crimes, mais quatro em relação do período homólogo de 2022.
Informou que, na sequência investigativa dos crimes descritos, foram detidos quatro supostos envolvidos e retido um menor de idade.
Por outro lado, o director deu a conhecer o registo de dois acidentes de viação ocorridos no município de Malanje, que resultaram em dois feridos e danos materiais por avaliar.
Serviço de Ortotraumatologia do HRM regista 60 ocorrência
Entretanto, o banco de Urgência de Cirurgia e Ortotraumatologia do Hospital Regional de Malanje registou 60 ocorrências nas últimas 24 horas, sendo 17 casos de lesões traumáticas por acidente de viação, 15 de lesões por acidente domiciliar, 10 por queda e igual número de lesões por agressão física, cinco casos de abcesso nas extremidades, dois de otite média e um de ferida asséptica.
A informação foi dada pela chefe do banco de urgência daquela unidade, Ana Maria Jungo, dando conta do registo de três óbitos extra-hospitalares de cidadãos de 78, 60 e 19 anos de idade, com diagnóstico de lesões por acidente domiciliar, abcesso odontológico e ferida perfurante no tórax.
Enquanto isso, o banco de Urgência de Medicina da mesma unidade teve um movimento mais calmo, com o registo de apenas 15 ocorrências, com destaque para malária com desfunção neurológica, anemia severa e crise hipertensiva. ACC/PBC