Menongue - Pelo menos 73 toneladas de bens de alimentares e outros, adquiridos pelo governo do Cuando Cubango, começaram a ser distribuídos as mil e 640 famílias afectadas pelas últimas chuvas nessa província.
Trata-se de produtos como arroz, açúcar, fuba de milho, óleo vegetal, caixas de conserva concentrada, sabão, entre outros, bem como cinco mil chapas de zinco, que irão beneficiar os municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Nancova, Mavinga, Cuangar, Cuchi, Calai e Dirico.
O acto simbólico de entrega decorreu no Largo 23 de Março, arredores da cidade de Menongue, orientado pelo governador do Cuando Cubango, José Martins.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da referida comissão, Albano Cutarica, informou que, só este mês de Janeiro, estão contabilizadas mais de 800 casas destruídas em Menongue. No total são perto cinco mil e 885 pessoas afectadas, desde Agosto de 2023 até a data presente em toda a província.
Informou que outros produtos, já mobilizados, com destaque para mais de 15 mil chapas de zinco e kits diversos, serão distribuídos nos municípios afectados pelas chuvas.
Sublinhou que, no âmbito do apoio às pessoas afectadas pela chuva, até ao momento, a nível do Cuando Cubango já foram apoiadas 670 famílias.
José Martins, coordenador provincial da comissão, enalteceu a contribuição da classe empresarial, com apoios em meios alimentares e não alimentares.
Prometeu, no âmbito da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), continuação da aquisição de pára-raios para a instalação de pontos vulneráveis, com vista a evitar os prejuízos decorrentes de trovoadas, com realce para perdas de vidas humanas.
RNA Lança campanha de recolha de donativos
A Rádio do Cuando Cubango, da Radiodifusão Nacional de Angola, procedeu ao lançamento da Campanha de Emergência de Recolha de Donativos das Vítimas das Chuvas nessa província.
No acto, a vice-governadora Helena Chimena louvou a pronta iniciativa da Rádio Cuando Cubango de criar protocolos para que, localmente, sejam angariados cifras significativas de apoios, visando suprir as carências que foram surgindo em função das ocorrências já mencionadas.
Apelou, na ocasião, as famílias para evitarem as construções em zonas de risco, tendo em conta que a segurança das famílias começa com actos preventivos, numa altura em que, a nível do Cuando Cubango, são contabilizadas mais de 12 mil nesta condição preocupante.
A campanha vai decorrer até 27 de Março.LMZ/ALK/FF/PLB