Cuvango - O director municipal da Acção Social, Antigos Combatentes, Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cuvango, Domingos Tiago, foi detido pelo Serviço de investigação Criminal (SIC), suspeito do crime de peculato, por alegadamente ter desviado fertilizantes destinados à agricultura familiar.
O cidadão em causa, de 46 anos de idade, desempenha a função há quatro meses e supostamente vendeu 200 sacos de adubo, bens que pertencentes à Administração Municipal do Cuvango para benefício próprio.
Segundo uma fonte da Polícia local, em posse do mesmo foram encontrados 700 mil kwanzas e mais 200 mil kwanzas na sua conta bancária.
No momento, o suspeito encontra-se detido no Comando Municipal da Polícia Nacional no Cuvango para posteriormente ser encaminhado ao Ministério Público.
Sobre o assunto, o administrador municipal do Cuvango, Luís Paulo Ndala, disse à ANGOP, que no momento o “essencial é esperar o pronunciamento dos órgãos competentes, pois o funcionário ainda goza do princípio da presunção de inocência e foi apenas uma detenção preventiva para facilitar a investigação”.
Esclareceu que enquanto administração, a única coisa que têm é a comunicação que foi feita pelos órgãos de justiça, de que o cidadão, funcionário da administração, estava envolvido na prática de desvio de alguns bens pertencentes à administração municipal.
“Ao ser provado tal crime, a nossa posição é sempre a de primar pela boa gestão e não nos apropriar daquilo que não é nosso, principalmente do que é público. Que cumpramos a Lei, sobretudo aquela que nos oriente de que não podemos mexer ou tocar nos bens do Estado para benefício próprio”, manifestou. EM/MS