Menongue – Uma feira da saúde, que visou estimular os casais a adoptarem pela prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras, marcou o Dia dos Namorados (14 de Fevereiro) na província do Cubango.
A actividade, comemorada sob o lema “Diálogo como base para o namoro”, foi de iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde, em coordenação com o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
Em declarações à ANGOP, o director da maternidade provincial do Cubango, Fernando Ferreira Vicente, avançou que, durante o acto, foram realizados aconselhamento sobre DST, testes rápidos para HIV, disponibilização de preservativos, mosquiteiros e campanha de vacinação contra a poliomielite.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Virgínia Manjolo, disse que a data deve servir também de reflexão em torno do papel da família na sociedade.
Ao falar sobre o amor, a responsável disse que a presença de um parceiro amoroso proporciona um senso de segurança e apoio emocional, fundamentais para enfrentar os desafios do dia-a-dia.
Além do romantismo, referiu ser importante destacar os benefícios que o amor traz para a saúde mental, uma vez que, ao compreender e valorizar os benefícios do amor, pode-se cultivar relacionamentos mais saudáveis e felizes, promovendo um estado de espírito mais equilibrado.
A ANGOP efectuou uma ronda de constatação da movimentação em torno da data, nos arredores da cidade de Menongue, onde várias lojas comercializam diversos produtos tidos como símbolos do amor, como flores, cosméticos, vestuários, doces e ursinhos de pelúcia.
Alice de Melo, compradora assídua de presentes quando se trata do Dia de São Valentim e não só, preserva este costume no seu relacionamento há mais de 15 anos, descrevendo a data como representativa para aqueles que amam.
Já a vendedora Deolinda Gabriel, comerciante, disse que, em relação aos anos passados, os compradores reduziram significativamente, sendo os homens os que mais compram presentes.
Na sua bancada, os presentes variam entre mil e 500 a 45 mil kwanzas. LMZ/FF/PLB