Sumbe - O director-geral do Instituto Nacional Petróleos (INP) no Sumbe, província do Cuanza-Sul, Alegria Joaquim, sinalizou, esta terça-feira, as vantagens da comunicação institucional na relação com o público, do ponto de vista organizativo.
O responsável falava no encontro de troca de experiência em comunicação institucional dos órgãos do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, com a duração de dois dias.
Na ocasião, o responsável disse que a transmissão da mensagem e os valores organizativos da comunicação institucional deve ser de forma clara, coerente e consistente, na base de uma identidade sólida e uma reputação positiva do mercado.
Defendeu a necessidade da criatividade, do fortalecimento da identidade e da imagem na comunicação institucional, com vista a promover o marketing nas relações públicas ou a publicidade.
Alegria Joaquim disse que a comunicação institucional deve auxiliar a empresa ou instituição, com o objectivo de consolidar a visão e valores, bem como a personalidade dos seus projectos, acções e resultados, para um determinado público ou a sociedade, em geral.
Informou que o INP necessita aprimorar as ferramentas necessárias para que a comunicação institucional envolva os projectos, planeamento e campanhas da instituição para o público interno e externo.
Por sua parte, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Luciano Canhanga, referiu que o encontro visa trocar experiências, para uma actuação coordenada.
“Devemos sempre procurar o maior alinhamento e actuar sempre de forma alinhada, para a preservação da imagem e da reputação do sector, bem como preparar as acções pró-proativas de comunicação institucional e consolidar os laços, entre os órgãos tutelados e superintendidos pelo Departamento Ministerial”, ressaltou .
Com término previsto para quarta-feira , os participantes vão aprimorar “A relação entre assessoria de imprensa e jornalismo”, “O papel e função do jornalismo”, “Discurso directo e indirecto (conectores do discurso), “Transcriçao jornalística do dicurso”, "Transcrição da entrevista ( formas de notícia e forma clássica pergunta e resposta “pingue-pong).
Consta dos temas “ A importância dos sinais de pontuação das pausas na transmissão de sensaçoes”, “Comunicação de crise prevenção e gestao”,” Importancia do estreitamento das relações com os media”,” Fotografia luz , posicionamento e importância da foto na comunicação institucional”, entre outros.
Participam no encontro directores de comunicação institucional dos órgãos superintendidos( Sonangol, ANPG,Endiama, ANRM,Sodiam), chefes de departamentos e técnicos dos orgaos tutelados e superintendidos.SN/LC/ALH