Chongoroi - Dezassete mil famílias residentes no município do Chongoroi, província de Benguela, vão beneficiar, nos próximos trinta dias, de transferências sociais monetárias, no âmbito do programa KWENDA, soube esta segunda-feira, a ANGOP.
Em declarações à ANGOP, o director municipal da Acção Social, Evaristo Pedro Gabriel, informou que o programa tinha sido interrompido desde 2021, quando se deu início, e só retomou em Março deste ano.
"Neste ano, as famílias vão receber onze mil kwanzas por mês, ao invés dos oito mil e 500 Kz de 2021, criando uma enorme satisfação à comunidade", explicou.
Quanto ao investimento, segundo o director, geralmente é direccionado para as actividades que já exercem, como a compra de aves, gado e imputs agricolas, apesar de haver indivíduos que ambicionam projectos mais fortes, mas não fugindo dos seus hábitos e constumes.
Sobre a fiscalização, disse ser da responsabilidade do Centro de Apoio Social Integrado (CASI), para saber se realmente as famílias estão a sair do nível de pobreza.
"Há individuos que não compreenderam o propósito do programa e aplicaram mal o dinheiro, gastando em festas ou usando na compra de objectos sem retorno", afirmou.
Evaristo Gabriel aproveitou para apelar as familias no sentido de levarem o programa a sério e investirem com responsabilidade, porque elas vão beneficiar daquelas transferências monetárias apenas num período de dois anos.
O programa KWENDA é operacionalizado pelo Fundo de Apoio Social (FAS), que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.
Além das transferências sociais monetárias, o KWENDA tem as componentes da inclusão produtiva, municipalização da Acção Social, através da criação dos Centros de Acção Social Integrado (CASI) e o fortalecimento do Cadastro Social Único. TC/CRB