Luanda - Três cidadãos vietnamitas foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no município de Cacuaco, província de Luanda, sob acusação de crimes de associação criminosa, retenção de moeda e falsificação de documentos.
Uma nota de imprensa do SIC enviada à ANGOP esta terça-feira indica que a deteção dos referidos indivíduos, com idades entre os 25 e 60 anos, ocorreu no bairro dos Pecadores.
Acrescenta que a investigação do caso teve como base a publicação de um vídeo nas redes sociais, no qual os mesmos fazem exposição de avultadas somas monetárias em kwanzas, o que constitui crime de retenção de moeda, com fortes suspeitas de contrafacção da mesma.
Face a esse episódio, foi emitido um mandado de busca e apreensão, tendo o SIC encontrado em posse desses cidadãos 30 passaportes emitidos pelo Vietname com vistos de entrada em Angola, havendo indícios de falsificação. Os titulares dos documentos não foram encontrados, segundo o SIC.
Foram igualmente apreendidos 40 cartões ou certificados de vacina internacional de Angola, em branco.
Os três vietnamitas, que serão encaminhados ao Ministério Público, para procedimentos legais, são ainda acusados de facilitar a entrada ilegal de seus compatriotas no território angolano.AMC/OHA