Lubango - Um ex-militar, de 36 anos de idade, e um professor, de 53, foram detidos, no Lubango, no fim-de-semana, pela Polícia Nacional, através do seu Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) da Huíla, por falsificação de certificados de habilitações literárias.
Ao falar do caso hoje, segunda-feira, nesta cidade, o chefe do DIIP - Huíla, superintendente Pedro Cassoma Mendes, afirmou que a detenção ocorreu momentos depois do ex-militar ter se apresentado ao Centro de Cadastramento permanente da PN na Huíla, local onde ocorre os testes de transição das Forças Armardas Angolanas para a Polícia, onde apresentou o respectivo do documento e detectado a sua falsidade depois de solicitar a confirmação a referida escola.
Com a detenção do ex-militar, segundo a fonte, o DIIP-Huíla realizou diligências que permitiram identificar um professor de uma instituição de ensino superior, que forneceu o respectivo certificado no valor de 13 mil kwanzas.
Acrescentou que em posse do mesmo foram encontrados cópias de bilhetes para emissão de certificados dos cursos de saúde ao valor de 19 mil kwanzas para inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
Paulo Cassoma Mendes ressaltou que o suspeito alegou ser a primeira vez que faz tal procedimento ilegal.EM/MS