Luanda – Nove efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) foram detidos, em Luanda, por violação do código de conduta e por apropriação indevida de um milhão e novecentos e noventa e cinco mil kwanzas e três mil e cem dólares norte-americanos.
A informação foi prestada neste sábado, em Luanda, pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do SIC, Manuel Halaiwa, para quem os efectivos estavam destacados na Direcção Provincial de Luanda, concretamente no distrito Urbano da Samba.
“O SIC tomou conhecimento, por via de uma denúncia feita pela cidadã Natália Poaty, solteira de 34 anos, que foi abordada no dia 6 de Dezembro por volta das 23 horas, na sua residência, no bairro do Catambor, Distrito Urbano da Maianga, sem o cumprimento das formalidades exigidas por lei, tendo sido molestada”, explicou o responsável em nota de imprensa enviada à ANGOP.
Referiu que face a gravidade dos factos, despoletou-se, de imediato, diligências que permitiram comprovar tratar-se de efectivos do SIC, que violando normas e procedimentos da actuação policial, apoderaram-se ilícitamente do referido montante, que foi repartido entre eles.
Informou que foi instaurado um processo disciplinar que corre os seus trâmites, assim como um procedimento criminal que culminou com a detenção e apresentação dos mesmos ao Ministério Público, para o cumprimento das formalidades legais.
"O SIC aproveita para reafimar que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e actuação profissional, em respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos, pois a violação destas regras é passível de sanções severas, que vão até a expulsão”, salientou.
Apelou aos cidadãos a permanente denúncia de actos lesivos à ordem e tranquilidade públicas. OHA