Caxito – Cento e 21 cidadãos nacionais foram detidos, na aldeia de Kiuembo, Kimazangue, Kinjinga, comuna do Zala, município do Nambuangongo, província do Bengo, pelas Forças de Defesa, Segurança e Ordem Interna, por exploração ilegal de ouro.
Estes cidadãos foram detidos em flagrante durante a operação “Fio de Ouro” que iniciou a 30 de Julho e terminou quarta-feira última.
A acção resultou ainda na apreensão de uma viatura, 07 motorizadas, 06 motobombas, 81 pás e 41 baldes que serviam de apoio aos garimpeiros, disse à imprensa, o segundo Comandante Provincial do Bengo da Polícia Nacional, Subcomissário José Amaro Franco.
Os meios apreendidos serão encaminhados para os órgãos competentes para os devidos trâmites legais, enquanto os cidadãos detidos serão presentes ao juiz de garantias, referiu.
O Administrador Municipal do Nambuangongo, José Domingos Muginga da Silva, mostrou-se preocupado com o desvio normal do rio Mbanza Mbamba feito pelos garimpeiros, pois facilitava o trabalho de extracção do ouro.FS/IF