Mbanza Kongo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire deteve, nas últimas 72 horas, no município de Mbanza Kongo, 15 cidadãos nacionais acusados de abuso sexual de pessoas com perturbações mentais.
O porta-voz deste órgão na região, inspector-chefe de investigação criminal José Bernardo Bebeto, disse em declarações esta segunda-feira à imprensa, que para além de violação sexual de pessoas com problemas mentais, os supostos marginais são indiciados, também, no crime de posse, venda e consumo de estupefaciente, vulgo liamba.
Com idades compreendidas entre os 24 e 50 anos, os referidos cidadãos nacionais, foram detidos na sequência das acções de busca dirigida levadas a cabo pelos efectivos do SIC na camuna do Nkiende e no município do Luvo.
A fonte disse que durante a micro-operação foram apreendidos 50 kg de liamba.
Explicou que o caso mais recente do abuso sexual de pessoas inconscientes ocorreu no domingo, na comuna do Nkiende, onde o suposto violador, por sinal vizinho da vítima, introduziu-se na residência da mesma que se encontrava acorrentada e concretizou a sua acção.
“Ao tentar sair foi visto pela vizinhança que, de imediato, relataram o sucedido às autoridades”, explicou o responsável durante o acto de apresentação dos supostos meliantes.
Os envolvidos foram encaminhados ao Ministério Público para os procedimentos legais. JL