Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve recentemente, em Luanda, dois cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 32 e 34 anos, acusados de envolvimento nos crimes de abuso sexual e prostituição de três menores de 14 anos.
O SIC, que completa 49 anos de existência nesta quinta-feira, apresentou publicamente os cidadãos na última quarta-feira.
Na ocasião, o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, informou que os dois cidadãos aliciaram as menores com dinheiro, pagamento de bebidas alcoólicas e promessa de um telemóvel.
Explicou que os mesmos são reincidentes na prática de aliciamento de menores que, na maior parte dos casos, são atraídas para às suas residências, onde promovem pequenos convívios e concretizam os seus desejos.
Um dos cidadãos detidos é promotor de eventos festivos na zona da Samba, em Luanda. Já o outro solicitou a vizinha para convidar às colegas de escola e, usando residências localizadas na Centralidade do Kilamba e no distrito Urbano da Samba, praticaram esta acão.
O porta-voz do SIC pediu aos pais e encarregados de educação para redobrarem os cuidados no dia-a-dia e denunciarem toda e qualquer tentativamente de aliciamento das crianças.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) foi criado para combater a criminalidade e tornar a sociedade mais harmoniosa.
O SIC é um órgão do Ministério do Interior e tem, entre outros, o objectivo de tornar mais eficiente o combate à criminalidade. DJ/OHA