Cacuaco - Nove angolanos e um guineense foram detidos em Luanda pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) quando pretendiam inserir no mercado cambial nacional cerca de 120 mil dólares falsos.
Os supostos falsificadores, detidos durante uma operação efectuada pelos agentes do SIC no Zango, foram apresentados publicamente esta terça-feira, na capital angolana.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, explicou que os supostos falsificadores atraem clientes com interesse em comprar dívisas no mercado paralelo a preços muito baixo.
“Inicialmente, os criminosos apresentam notas supostamente válidas, mas depois trocam pelas falsificadas”, explicou o superintendente-chefe.
Ainda no âmbito do combate ao crime, o SIC aprendeu, também no Zango, três pessoas com idades entre os 23 e 30 anos, por envolvimento em furtos em locais com caixas de levantamento de valores monetários.
Os indivíduos simulavam estar nas filas e esperavam por pessoas com pouco domínio no manuseamento dos caixas de levantamento electrónico, oferecendo "ajuda", e aproveitavam para memorizar os códigos e trocar os cartões, frisou.
Segundo o responsável, a detenção foi possível devido à denúncia feita no mês de Setembro, por um cidadão de nacionalidade indiana que foi vítima do referido grupo.
Os infractores da conta do referido cidadão 17 milhões de kwanzas, retirado de um Terminal de Pagamento Automático (TPA) e dando 30 porcento do valor ao proprietário do dispositivo de pagamento.
Os detidos serão encaminhados aos juízes de garantia, para os devidos procedimentos judiciais.DJ/OHA