Uíge - Três cidadãos, acusados de trocar cartões de crédito para furtar valores monetários, foram detidos, sexta-feira, nas cidades do Uíge e Negage, pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC ) local.
Consta entre os supostos criminosos, com idades compreendidas entre os 39 e 51 anos, um cidadão angolano e outro mauritaniano.
Em declarações à ANGOP, neste sábado, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC ) no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que os supostos criminosos foram detidos durante uma micro operação, realizada nos dois municípios da província do Uíge.
Informou que os acusados posicionavam-se nas fileiras dos multicaixas, aguardando indivíduos com pouco domínio no manuseamento, disponibilizavam-se em ajudar e, de seguida, faziam a troca de cartões, para furtar somas avultadas de dinheiro.
Zacarias Fernando esclareceu ainda que foram apreendidos dois terminais de pagamento (TPA ), telemóveis de marca diversas e alvarás falsos.
O oficial de investigação criminal disse que os suspeitos serão encaminhados ao Ministério Público, para os devidos procedimentos legais que se impõe.
Por outro lado, no mesmo dia, o SIC deteve 20 cidadãos com idades compreendidas entre os 17 e 28 anos, por envolvimento na prática de vários crimes.
A acção, que ocorreu nos bairros Candombe Velho, Paco Benze, Pedreira e Papelão, permitiu o desmantelamento de três grupos de supostos criminosos, denominados " Povo Kuanhama", " Classe Dura" e os "UTM". NM/JAR