Lubango - Dois cidadãos de 26 e 32 anos de idade foram detidos pela Polícia Nacional (PN), no fim-de-semana, em posse de 115 pedras de turmalina, um mineral de pedras preciosas, supostamente garimpado no município da Jamba, na Huíla.
Os suspeitos do crime de tráfico ilícito de minerais estratégicos foram detidos em flagrante durante uma fiscalização de rotina na via Matala-Lubango, quando interpelados foram submetidos a revista, tendo sido encontradas as pedras.
A informação foi avançada à imprensa hoje, segunda-feira, nesta cidade, pelo porta-voz da PN na Huíla, inspector-chefe José Nongava, referindo que os suspeitos alegaram que adquiriram as pedras no município da Jamba, com a finalidade de as vender no Lubango.
O produto, segundo o oficial, foi remetido ao laboratório do Instituto Geológico de Angola, através do Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos (CESME), para uma investigação mais profunda.
O caso mais recente do género aconteceu em Maio do ano em curso, onde o Departamento de Investigação de Ilícitos Penais da Huíla apreendeu 20 quilogramas do mineral, no bairro Comercial (Lubango) em posse de três cidadãos, que pretendiam vender na cidade.
A turmalina é uma pedra preciosa encontrada em diversas partes do mundo. É usada principalmente na fabricação de jóias e semi-jóias. Ela está cercada de atributos místicos de cura e protecção e pode ser usada por quem quer recuperar as energias.
É formada principalmente por ferro, sódio, magnésio, cálcio e lítio. A turmalina pode ter diversas cores, mas as pretas são mais comuns. Também podem ser encontradas em rosa, verde, amarelo, vermelho e azul em casos mais raros. EM/MS