Mbanza Kongo – Dois cidadãos chineses foram detidos no último fim-de-semana pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, por comercialização do pescado em mau estado de conservação.
Em declarações esta segunda-feira à ANGOP, o porta-voz do SIC no Zaire, José Bernardo Bebeto, disse que os acusados, com idades entre os 53 e 56 anos, foram detidos em flagrante quando comercializavam, numa câmara frigórica, quantidades consideráveis do pescado do tipo carapau, impróprio para o consumo humano.
Explicou que a detenção dos referidos cidadãos estrangeiros ocorreu num estabelecimento comercial denominado Julian, localizado no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
Durante a operação policial, foram apreendidas 73 caixas de peixe congelado já em estado avançado de deterioração.
“No acto da detenção, os dois chineses que exerciam as funções de gerente e subgerente do referido estabelecimento comercial insurgiram-se contra as autoridades”, explicou a fonte.
Acrescentou que os implicados incorrem no crime de adulteração de substâncias alimentares em concurso resistência contra funcionários públicos.
Os mesmos serão nos próximos dias encaminhados ao Ministério Público para os procedimentos legais. JL