Mbanza Kongo – Um suposto efectivo da Polícia de Guarda Fronteiras (PGF), acusado de distribuir meios militares e farda aos meliantes para a prática de crimes, foi detido terça-feira, pela Polícia Nacional no município do Soyo, província do Zaire.
O referido cidadão nacional faz parte de 11 indivíduos integrantes de dois grupos de supostos meliantes desmantelados terça-feira pela corporação nos bairros periféricos da cidade petrolífera do Soyo.
Denominadas “Os UTV e Os Buila”, as referidas quadrilhas foram desactivadas na sequência de uma micro-operação levada a cabo pela Polícia Nacional nos bairros 1º de Maio, Kungu-Yenguela, Paroquia e Garra.
De acordo com o porta-voz da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, em declarações hoje à imprensa, durante a operação foram apreendidos entre outros meios, um par de fardamento de campanha da Polícia de Guarda Fronteiras, um cinturão, dois bonés da corporação, três motorizadas e dois televisores plasmas.
Os referidos grupos de supostos marginais dedicavam-se a roubos, furtos e ofensas graves à integridade física.
Devastação da flora
Na ocasião, o porta-voz do interior na região falou, também, da detenção de dois cidadãos nacionais de 40 e 42 anos de idade, acusados da devastação da flora no município do Soyo.
Os aludidos indivíduos foram detidos quando transportavam no interior de um camião 100 sacos de carvão vegetal, que seriam comercializados na capital do país, Luanda.
Informou que os detidos e os produtos apreendidos serão oportunamente encaminhados ao Ministério Público para a tramitação legal do processo. DA/JL