Mbanza Kongo – Um regedor da zona da Bela Vista, periferia da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi detido pela Polícia Nacional no princípio desta semana, por suposta emissão e atribuição de uma declaração de residência a dois imigrantes ilegais da República Democrática do Congo.
Segundo uma fonte da corporação, o referido documento emitido alegadamente pela regedoria do bairro 11 de Novembro, facilitaria os dois cidadãos deste país vizinho em situação migratória irregular na obtenção de bilhete de identidade (BI), em qualquer posto de Identificação Civil e Criminal da região.
De acordo com a fonte, os referidos cidadãos estrangeiros foram detidos no município do Nzeto, local escolhido e indicado pelo soba para a obtenção de bilhetes de identidade.
“Eles não conseguiam de responder o interrogatório dos agentes da justiça em serviço naquele posto de Identificação Civil e Criminal, facto que levantou suspeita e a consequente detenção dos mesmos”, referiu a fonte.
Acrescentou que após a detenção, os dois cidadãos da RDC, cuja idade e nomes a fonte não revelou, confessaram o crime e o apoio recebido pelo regedor para a obtenção da declaração de residência.
A Polícia informa ter sido, também, detida a secretária da regedoria do bairro 11 de Novembro, em Mbanza Kongo, por estar arrolada neste processo.
Este é o primeiro caso do género que a Polícia Nacional no Zaire regista desde o princípio deste ano. DMN/JL