Mbanza Kongo – Um cidadão, de 41 anos de idade, que se fazia passar por chefe de Recursos Humanos das Forças Armadas Angolanas (FAA) foi detido no último fim-de-semana, pela Polícia Nacional, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire.
O acusado chegou a extorquir uma quantia de 175 mil kwanzas a vários cidadãos em idade militar com a promessa da sua incorporação nas Forças Armadas Angolanas (FAA), informou hoje, segunda-feira, o porta-voz do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), inspector Nicolau Modelo Garcia.
Em declarações à imprensa, no acto de apresentação de supostos grupos de marginais, o responsável avançou que o processo deste falso efectivo das FAA corre os seus trâmites legais.
Ao todo, disse, no último fim-de-semana, a Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, deteve 24 indivíduos de ambos os sexos, acusados de crimes diversos, com destaque para o furto de produtos agrícolas e burla por defraudação.
Especificou que, deste número de detidos, 18 cidadãos foram flagrados a furtar produtos em campos agrícolas no município sede da província do Zaire.
O desmantelamento desse grupo de assaltantes de campos agrícolas, de acordo com a fonte, resulta de uma denúncia pública já que era recorrente o furto, aos domingos, da produção agrícola dos camponeses locais, por elementos desconhecidos.
Na mesma operação, a Polícia Nacional apreendeu quantidades enormes de mandioca e sete motorizadas de três rodas que os meliantes utilizavam para o transporte dos produtos roubados.
“Há muito que os nossos agricultores vêm se queixando sobre os assaltos às suas lavras por elementos desconhecidos, principalmente aos domingos”, referiu, pedindo à população para continuar a colaborar com as entidades competentes. DA/PMV/JL