Huambo – Um jovem de 19 anos de idade foi detido hoje pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC-Huambo) acusado de ter assassinado, na última segunda-feira, seu amigo, com enxada e, posteriormente, queimar o cadáver, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, à imprensa, pelo chefe do departamento de Estudos, Informação e Análise do SIC-Huambo, inspector-chefe Azevedo Bento, ao referir que o homicídio qualificado, em razão dos meios, ocorreu por volta das 13 horas, no bairro Lossambo, periferia da cidade do Huambo.
Explicou que o acusado e a vítima são lavadores de carros, que após realizarem os seus trabalhos diários, decidiram ir a uma cantina para consumir bebidas alcoólicas, de onde restou dois mil Kwanzas e se desentenderam no momento da divisão.
Depois de saírem da cantina, continuou, os dois em estado de embriaguez, dirigiram-se à residência do acusado e começaram a desentender-se fruto dos dois mil Kwanzas, tendo desencadeado uma briga e o suspeito pegou, supostamente, na enxada e desferiu um golpe na região craniana da vítima, que teve morte imediata.
Azevedo Bento informou que, depois de praticar o crime, o acusado queimou uma parte do corpo da vítima e, seguidamente, embrulhou-o num lençol e o transportou até a um poço, onde o ocultou e fugiu.
Disse que o implicado foi detido mediante diligências e acções de procura do SIC.
Apelou aos jovens para terem cautelas durante o consumo de bebidas alcoólicas num bar ou em outras zonas públicas, pois os ânimos podem ser alterados e influenciados a realizar acções criminais não previsíveis.
A província do Huambo possui dois milhões, 830 mil e 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Alto Hama, Bailundo, Bimbe, Caála, Cachiungo, Chilata, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Cuima, Ecunha, Galanga, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo, Sambo, Ucuma. ZZN/JSV/ALH