Lubango - Três jovens residentes na província do Huambo foram detidos, no Lubango (Huíla), onde, com recurso à arma de fogo, roubaram dinheiro e bens a um empresário chinês, de 57 anos de idade, avaliados em dois milhões e novecentos mil kwanzas.
São cidadãos de 23, 29 e 30 anos de idade, respectivamente, que teriam se deslocado ao Lubango, com o fito de cometer assaltos à mão armada e sobre eles pesam, igualmente, dois homicídios não esclarecidos.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), na Huíla, em coordenação com a congénere do Huambo, Polícia Nacional e o Centro Integrado de Segurança Publica (CISP), empreenderam uma acção que culminou com a detenção do grupo, também, acusado de associação criminosa.
Segundo o porta-voz do SIC-Huíla, inspector Segunda Quitumba, o facto remonta a quatro Julho do ano em curso, por volta das 14 horas, no bairro 14 de Abril, quando o lesado regressava do empreendimento acompanhado do filho menor, dentro de sua viatura e foi interpolado por cinco indivíduos encapuzados que iam num Suzuki - Swift e uma motorizada.
Um deles, segundo o porta-voz, estava munido de uma arma de fogo e anunciou o roubo, tendo sido subtraído de uma pasta do empresário um milhão de kwanzas em dinheiro e três telemóveis, causando um prejuízo global de dois milhões e novecentos mil kwanzas.
Depois dos factos, segundo a fonte, iniciou-se um trabalho coordenado de diligência criminal, que culminou com a localização dos suspeitos e após uma perseguição, os mesmo escaparam, mas abandonaram as viaturas que foram apreendidas, a 16 de Agosto do ano em curso.
Três meses depois, o grupo foi detido, todos com passagem pelo Polícia, pesando sobre eles a suspeita de participação em 16 crimes dos quais dois homicídios, nove roubos qualificados e dois casos de alteração arma de fogo. MS