Mbanza Kongo – Um cidadão nacional que se fazia passar por investigador do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no município do Cuimba, província do Zaire, foi detido segunda-feira, pelos efectivos deste órgão policial na circunscrição.
Trata-se do cidadão Menayame Castelo, de 23 anos de idade, acusado de extorsão de valores monetários aos munícipes com promessas de emprego na Polícia Nacional nesta região.
Em declarações esta quarta-feira à ANGOP, o porta-voz do SIC no Zaire, inspector-chefe de investigação criminal José Bernardo Bebeto, disse tratar-se de um crime de exercício ilegal de funções públicas concorrido com burla.
Explicou que o suposto investigador criminal cobrava 50 mil kwanzas por cada cidadão com promessas de ingresso para os serviços do Ministério do Interior nesta parcela do território nacional.
Disse terem sido burlados 10 cidadãos nacionais residentes naquela vila situada a 62 km da cidade de Mbanza Kongo, tendo o referido falso agente do SIC “encaixado” 500 mil kwanzas por esta acção maléfica.
José Bebeto informou que a detenção do acusado resultou de uma denúncia dos burlados, que entenderam apresentar uma queixa junto ao piquete do Serviço de Investigação Criminal, em Mbanza Kongo.
O implicado já foi encaminhado ao Ministério Público para a tramitação processual, disse o porta-voz do SIC que aconselha a população para estar atenta com os falsos agentes deste órgão que a todo custo procuram extorquir os cidadãos.
Situado a 62 km da capital da província do Zaire, o município do Cuimba tem uma população estimada em mais de 80 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Luvaka, Buela, Serra da Kanda e Sede. JL