Huambo – Um cidadão nacional, de 37 anos de idade, foi detido, no último fim-de-semana, no bairro São Pedro, arredores da cidade do Huambo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) acusado de transmissão dolosa de VIH/Sida a duas mulheres.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo porta-voz do SIC no Huambo, subinspector Abel Kangombe, ao referir que a detenção ocorreu mediante denúncias das vítimas, de 27 e 32 anos, respectivamente.
De acordo com o oficial, o acusado mantinha relações sexuais sem a protecção devida e de forma regular mesmo sabendo do seu estado serológico.
O Código Penal Angolano prevê, nos termos do artigo 205º, em caso de contaminação dolosa de doenças sexualmente transmissíveis, susceptível de colocar em perigo a vida de outrem, uma penalidade máxima de dez a 15 anos de prisão.
Trata-se do primeiro caso do género ocorrido, este ano, na província do Huambo, que em 2022 registou a morte de 65 pessoas vítimas de VHI/Sida, contra 73 de 2021.
Ainda em 2022, segundo as autoridades sanitárias, foram detectadas 151 pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), na sua maioria, entre 24 e 40 anos de idade, contra 668 casos positivos de 2021. VKY/ALH