Lubango- Um ancião de 67 anos de idade foi detido, na localidade da Caila, comuna da Chibemba, no município dos Gambos, província da Huíla, pela Polícia Nacional, acusado do furto de placas de sinalização vertical na via pública.
A informação foi avançada à ANGOP, no Lubango, pelo porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional da Huíla, Inspector-chefe José Nongava.
Realçou que o acto ocorreu na Estrada Nacional 105, que liga as províncias da Huíla e Cunene.
Destacou que a detenção do acusado aconteceu graças a pronta colaboração da população, que denunciou a existência de cidadãos que estavam a vandalizar os bens públicos.
Questionados no piquete policial, o acusado confessou que as placas serviriam para fabricação de panelas de forma artesanal, afirmando que, para além dele, sem avançar números, outros cidadão na localidade também praticavam tais actos.
Segundo o porta-voz da corporação, este ano é o primeiro caso de género registado, mas em 2024 foram furtadas seis placas de sinalização vertical, cujos autores são ainda desconhecidos.
O município dos Gambos dista a 150 quilómetros a Sul da sede capital da província Da Huíla e tem uma população estimada em 107 mil 600 habitantes. BP/PLB