Malanje- Setecentos e 40 engenhos explosivos recolhidos nos municípios de Malanje, Mucari, Cangandala e Kiwaba Nzoji, foram destruídos hoje, quinta-feira, na comuna de Cambaxe, pelo Departamento Provincial do Centro Nacional de Desminagem (CND).
Trata-se de oito minas anti-pessoal e 10 anti-tanque, 536 munições diversas e 186 bombas de diversos calibres.
O chefe de Brigada do Departamento Provincial do CND, Marcos Gilberto, precisou que a operação decorreu entre Dezembro de 2023 a Maio, cuja acção devolveu segurança e a tranquilidade no seio dos cidadãos dos municípios abrangidos.
Por outro lado, o responsável precisou que a insuficiência de meios está a condicionar a desminagem nas zonas definidas para a instalação de postos de alta tensão que sairão do projecto hidroeléctrico de Laúca para futura subestação do município de Xá-muteba, província da Lunda Norte.
Entretanto, Marcos Gilberto apelou a população no sentido de continuar a colaborar com as autoridades na denúncia de objectos estranhos, sobretudo encontrados no solo.
A 5ª Brigada de desminagem do CND integra efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) entre sapadores, motoristas e técnicos administrativos.
Desde a sua existência em 1996 a 2023 o Centro Nacional de Desminagem em Malanje já desminou uma área de 26 milhões e 642 mil metros quadrado. RM/NC/PBC