Lubango - Dois foguetes de BM-21 foram localizados e destruídos pelo Centro Nacional de Desminagem (CND), em zona residencial do bairro Ndumbila, no município da Cacula, província da Huíla.
Em declarações à ANGOP hoje, sexta-feira, pelo porta-voz do CND, na Huíla, Fernando Katyavala, tendo realçado que os foguetes foram localizado no dia três do mês em curso, pelos agentes da Polícia Nacional, afectos ao Comando Municipal da Cacula, que prontamente comunicaram A CND-Huíla.
Detalhou que os foguetes, que datam do período do conflito armado, foram destruídos no local, porque embora disparados não chegaram a explodir e representavam um perigo iminente à vida humana.
O trabalho, continuou, foi realizado por técnicos do CND-Huíla, que estão no município da Cacula a trabalhar na actividade de desminagem em curso no traçado Lubango/Caconda, no âmbito do projecto instalação da linha de alta tensão Huambo/Lubango.
Avançou que no mesmo período, na comuna da Arimba, foram removidas quatro abuses de PKM, na lavra de uma moradora e no local foram sensibilizadas 39 pessoas, sobre os riscos que as minas e bombas representam para vida da população.
Este ano são os primeiros casos de género registados na província da Huíla, pela instituição. BP/MS