Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Destacado papel do OP na participação democrática dos cidadãos

     Sociedade              
  • Huambo • Quarta, 20 Setembro de 2023 | 12h02
Coordenador da equipa técnica de Direção Nacional da Administração Local do MAT,  Domingos Francisco
Coordenador da equipa técnica de Direção Nacional da Administração Local do MAT, Domingos Francisco
Valentino Yequenha-ANGOP

Huambo – O Orçamento Participativo (OP) constitui um instrumento dinamizador da participação democrática dos cidadãos na tomada de decisão das prioridades de desenvolvimento socioeconómico, afirmou o coordenador da equipa técnica da Direcção Nacional da Administração Local do (MAT), Domingos Francisco.

O responsável falava, esta quarta-feira, na abertura de uma acção formativa sobre o Sistema de Gestão do Orçamento Participativo, que decorre na cidade do Huambo, numa iniciativa do Ministério da Administração do Território.

Segundo Domingos Francisco, deve-se encarar o OP como um instrumento dinamizador da participação democrática dos cidadãos na tomada de decisão nas prioridades de desenvolvimento socioeconómico das comunidades.

Na vertente do munícipe, o mesmo afigura-se embrionário e assim sendo, apresenta-se como um grande desafio, no que tange a governação participativa.

Por isso, apelou para a necessidade dos Comités de Gestão do Orçamento do Munícipe (CTGOM) trabalharem em sintonia com as administrações municipais.

“Não se trata de confrontos, desafios, mais sim de um trabalho conjunto para o bem das nossas comunidades”, referiu.

Referiu que as administrações municipais devem fazer com que os CTGOM executem os projectos constantes no Orçamento do Munícipe.

Sobre a formação, a decorrer em dois dias, o responsável disse que visa capacitar a equipa técnica provincial de acompanhamento da gestão do OP e do Orçamento do Munícipe, os membros dos CTGOM a nível dos 11 municípios e as administrações municipais, sobre o uso e o manuseamento correcto da plataforma.

Explicou que a equipa técnica provincial, composta por membros do Governo e da Delegação das Finanças, terá a responsabilidade de replicar a formação nos outros municípios, que, por sua vez, terão a responsabilidade de inserir os dados na plataforma durante os conselhos municipais de auscultação.

Por sua vez, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) na província do Huambo, Abraão Pires, destacou que a realização da formação permitirá um maior alinhamento no manuseamento desta ferramenta e garantir um melhor reporte das acções que são desenvolvidas, no âmbito do Orçamento do Munícipe.

Em dois dias de formação, os participantes serão capacitados, na vertente prática e teórica, entre outros aspectos, sobre os instrumentos de recolha e inserção de dados na plataforma do OP e treinamento  sobre inserção.

Na terça-feira, foram formados facilitadores dos municípios das províncias de Benguela, Bié e Huambo, com vista a disseminar a informação sobre a importância do OP nas comunidades a nível das mesmas regiões.

O Orçamento Participativo, aprovado pelo Decreto presidencial 234/19, de 22 de Julho, é uma ferramenta que o Executivo angolano adoptou no processo de desconcentração e descentralização administrativa para o tornar mais participativo, quer seja a nível de elaboração, quer de implementação.

O diploma legal consagra a participação activa dos membros das comissões de gestão, constituídas por representantes da sociedade civil com capacidade de identificar os problemas e definir prioridades na elaboração dos orçamentos dos municípios. VKY/ALH





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+