Menongue - O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher está apostado em acções que permitam a materialização e implementação dos 11 compromissos a favor da criança, por meio de realização de seminários de capacitação e refrescamento, destinada aos principais actores no processo a nível do país.
Falando quinta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, no seminário provincial sobre os 11 compromissos da criança, a secretária executiva do Conselho Nacional da Acção Social, Maria Luzia Dumbo, realçou que, apesar de os 11 compromissos serem já de domínio público, a contínua rotatividade de quadros exige sempre um refrescamento da referida matéria, bem como uma base para os quadros que ainda não tiveram contacto com o referido dossier.
Já a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Aida Rosalina Pedro Manuel, reiterou que a criança constitui prioridade absoluta, pelo que foram assumidos pelo Estado angolano, Sistema das Nações Unidas e parceiros sociais os 11 compromissos que têm como base os direitos dos petizes.
A campanha massiva de divulgação será abrangente em todo o país, tendo já realizadas actividades de género nas províncias do Huambo, Bié, Cuanza Norte e Malanje, com a discussão de novos mecanismos e articulações que devem ser feitas de forma transversal e multissectorial, para que a criança consiga ter todas as suas necessidades satisfeitas.
Participaram no encontro responsáveis de diferentes instituições públicas, com destaque para a saúde, educação, justiça e direitos humanos, representantes de Organizações Não-governamentais e representação da sociedade civil.
O Conselho Nacional da Acção Social (CNAS) é o órgão de concertação social que se responsabiliza pelo acompanhamento e controlo da execução das políticas, promoção e defesa dos direitos da criança.