Luanda - O comandante nacional do Serviço de Protecção Civil e Bomeiros, Comissário Bombeiro principal Bensau Mateus, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, o empenho dos efectivos da corporação no desempenho das suas funções para a salvaguarda da vida humana.
Ao falar na abertura da Semana de Prevenção Nacional, que decorre sobre o lema "Fortalecer laços e salvar vidas, a união dos bombeiros em acção", ressaltou que este contributo tem sido visível na segurança pública, na protecção à vida do cidadão e segurança dos seus bens.
Enfatizou que a importância nobre da missão, torna evidente em cada situação crítica ou de emergência, em que a presença dos efectivos faz a diferença, quer no apoio imediato ou garantia da segurança da população.
Salientou terem plena consciência dos desafios da organização, mas se mantêm firmes e convictos que para frente é o caminho.
Realçou que nos últimos anos, os bombeiros estiveram presentes em acções como formação de brigadas, extinção de incêndios, resgate e salvamento, assistência as vítimas, entre outras missões que estão sujeitos face ao objecto social da corporação.
Adiantou que a escassez de efectivos para fazer face aos desafios, é um assuntos que gradualmente começa a ser ultrapassado, pois com o encerramento recentemente do 16º curso, o novo efectivos em breve irá fortalecer e reforçar as fileiras a nível do país.
Avançou que os bombeiros distinguem-se pela sua entrega, determinação e profissionalismo em atribuir o real significado do lema "dar vida para salvar vida", pelo que reafirma a entrega individual, vital para o sucesso da missão.
Reconheceu os desafios diários enfrentados pelos efectivos, quer no domínio de infra-estruturas, recursos humanos, equipamentos e meios técnicos especiais para realização das missões, sendo que o empenho de todos é crucial para superar essas dificuldades.
No seu entender, as jornadas em alusão ao dia do bombeiro angolano, que se celebra a 30 de Novembro, devem levá-los a refletir sobre a importância do seu trabalho em que são chamados a avaliar o impacto da sua actuação no seio das comunidades.
Destacou o investimento na formação, capacitação técnica e treinamento, para que possam enfrentar, cada vez, situações mais desafiadoras.
Homenageou os bombeiros que deram a vida no cumprimento de missões em nome da Pátria, reconhecendo o seu legado que continua a inspirar os seus passos e acções.
O acto ficou marcado, entre outros, com a realização de um cimulacro para testar a capacidade de organização, resposta de um edifício em Luanda, em um incêndio de grande proporção.
No quadro das jornadas, vão ainda decorrer em todo país campanhas de doação de sangue e arborização em alguns pontos por se definir.
O 30 de Novembro foi instituído em homenagem aos bombeiros que em 1981 enfrentaram e venceram o incêndio de grandes proporções deflagrado na Refinaria de Luanda, apesar de exiguidade de meios e limitações tecnológicas para apoiar na altura. SJ/SEC