Viana – A formação e preparação combativa são imprescindíveis para o desenvolvimento das capacidades exigidas nas operações de prevenção e socorro de vidas e bens, afirmou esta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, Carlos Albino.
Falando na abertura do ano de instrução e preparação combativa 2024/25, do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, o responsável acrescentou que a formação e preparação devem estar centradas nas componentes física, técnica e organizacional.
“A aposta na formação e capacitação técnica e profissional deve continuar a merecer uma atenção especial do SPCB, contando com o apoio da direcção do Ministério do Interior”, disse o responsável.
Para Carlos Albino, o ciclo formativo serve para aperfeiçoar as competências profissionais e, por isso, apelou ao empenho e dedicação dos formandos.
Presente na cerimónia, o comandante do SPCB, Manuel Matanda Lutango, referiu que o Ano de Instrução e Preparação Combativa 2024/25 foi projectado para responder as exigências operativas face aos eventos que assolam as comunidades.
O responsável acrescentou que a presente formação vai assentar nos eixos táctico, operativo, na educação patriótica e moralização das forças.
A actividade serviu igualmente para marcar o encerramento do primeiro curso de comando, direcção e chefia, que durante 10 dias juntou 50 participantes, entre directores nacionais e comandantes provinciais. FCC/HDC/OHA