Lubango - Sete pessoas, todas mulheres, entre 26 e 43 anos de idade, morreram e outras 11 ficaram feridas num acidente de viação ocorrido este domingo, após despiste seguido de capotamento de uma viatura de carga, na Estrada Nacional 105.
O desastre aconteceu por volta das 03h10, na ponte sobre o rio Hoque, no município do Lubango, província da Huíla, soube esta segunda-feira a ANGOP.
Segundo o porta-voz em exercício da Polícia Nacional (PN) na Huíla, José Nongava, tratar-se de uma viatura pesada de mercadoria, de marca Mitsubishi, modelo Fuso, que saía de Caluquembe para mercado Informal do Mutundo, com produtos agrícolas e transportava também, por cima da carga, alguns passageiros.
Para o porta-voz esteve na base do acidente o mau estado técnico do carro, que circulava em velocidade excessiva, tendo despistado e o condutor não conseguiu controlá-la.
O condutor, que sobreviveu ao acidente, está detido.
Fez saber que os feridos foram encaminhados ao Hospital Central do Lubango “Dr. António Agostinho Neto”, e as vítimas mortais estão na morgue da mesma unidade sanitária.
José Nongava ressaltou que a PN vai instaurar o referido processo e remeter posteriormente às instâncias competentes.
Apelou aos utentes da via para respeitarem os limites de velocidade dentro e fora das localidades, a observarem o tempo de manutenção das viaturas e as regras do código de estrada para se evitar acidentes. EM/MS